Eucalipto cloeziana (Nú)

Eucalyptus cloeziana f. muell.

Nomes populares: Eucalipto-de-cloez, eucalipto cloeziana.

APS-MS

 

Características gerais: Árvore perenifólia, de 30-40 m de altura, originária da Austrália, de tronco ereto, com casca persistente, brandamente sulcada, de cor marrom-escura, escamosa, de 50-70 cm de
diâmetro. Ramagem longa e tortuosa, somente disposta na parte superior do tronco, formando copa alongada e densa. Folhas alternas, lanceolado-falcadas, verde-escuras na face de cima, subcoriáceas, quase glabras, de 8-12 cm de comprimento por 2-3 cm de largura, com nervura principal saliente e as secundárias dispostas em ângulo cerca de 45 graus com a principal. Inflorescências em panículas axilares densas, dispostas na região inferior dos ramos, formando um denso emaranhado que facilmente identifica a espécie. Flores brancas, pequenas, com estames brancos, formando botões globosos opérculo indistintos. Frutos do tipo cápsula, globosos, de cerca de 10 mm de diâmetro, com 3-4 valvas levemente exertas (salientes), contendo sementes escuras.
Usos: Espécie um tanto rústica e de crescimento rápido, é adequada para reflorestamentos destinados à produção de madeira e polpa. É adaptada para solos rasos e pedregosos, desenvolve-se melhor em regiões subtropicais como o sudeste e sul do Brasil. É também, ocasionalmente, cultivada como árvore de sombra na zona rural.

* Poder Germinativo: De acordo com ensaios realizados por laboratórios credenciados pelo MAPA.

Dados comparativos entre as espécies de Eucalipto

Comprar no Varejo