Eucalipto grandis (Nú/Peletizado)

Eucalyptus grandis w. hill ex maiden

Nomes populares: Eucalipto-rosa, eucalipto grandis.

APS-MS / PS

 

Características gerais: Árvore perenifólia, de 20-40 m de altura, originária da Austrália, de tronco retilíneo, com casca pulverulenta, desprendendo-se em tiras longas deixando aparecer em baixo uma superfície lisa de cor branca, acinzentada, esverdeada ou salmão, algumas vezes persistente na base. Ramagem longa e robusta, formando copa aberta ou alongada. Folhas juvenis opostas, depois alternas, oval-lanceoladas, pecioladas; as adultas lanceoladas, falcadas, verde-escuras, brilhantes, com ápice agudo e margens levemente onduladas, de 10-20 cm de comprimento, com pecíolo de 2-3 cm. Inflorescências em umbelas axilares, com pedúnculo achatado, com 6-12 flores brancas. Botões sésseis, piriformes, com opérculo ligeiramente apiculado. Frutos (cápsulas) piriformes, em geral verde-azulados, deiscentes, com valvas
encurvadas, de cerca de 7 mm de diâmetro, com sementes marrons pequenas. Muito semelhante ao Eucalyptus saligna com o qual confunde-se, distinguindo-se pelos botões verde-azuladas e pelas valvas encurvadas das cápsulas.
Uso: Adequada para reflorestamento e plantio em lugares inundados e fixação de barrancos de rios pelas raízes profundas que possui. Produz madeira marrom-rosada para construção e caixotaria.

 

* Poder Germinativo: De acordo com ensaios realizados por laboratórios credenciados pelo MAPA.

Dados comparativos entre as espécies de Eucalipto

Comprar no Varejo