Eucalipto viminalis (Nú/Peletizado)

Eucalyptus viminalis labill.

Nomes populares: Eucalipto-de-fita, eucalipto viminalis.

APS-MS

 

Características gerais: Árvore perenifólia, de 20-50 m de altura, nativa na Austrália, de tronco ereto revestido por casca persistente na parte inferior, cinza, grosseira, desprendendo-se em longas tiras na parte
superior e nos ramos, deixando-os lisos. Tiras lisas, brancas ou amarelas permanecem comumente suspensas no tronco. Ramagem longa, formando copa alongada ou aberta. Folhas simples, verde-escuras, com numerosas glândulas translúcidas e forte odor de eucaliptol; as juvenis opostas, lanceoladas ou largo lanceoladas, sésseis ou amplexicaules pela base, enquanto as maduras alternas, lanceoladas, muitas vezes falcadas, pecioladas, com nervura principal proeminente em ambas as faces, de 10-18 cm de comprimento, com pecíolo de cerca de 1 cm. Inflorescências em umbelas axilares, com pedúnculos achatados, com 3 flores. Botões ovoides, sésseis, de ápice cônico, pontudos e curtos. Flores brancas. Frutos (cápsulas) ovoides-globulares, de 5-8 mm de diâmetro, deiscentes, de valvas salientes. Sementes pequenas de cor acinzentada até marrom-preta.

 

 

Usos: Produz madeira róseo-clara ou amarelada, utilizada em construção. Adequada para reflorestamentos, é amplamente cultivada no sul do Brasil em áreas rurais ao longo de estradas e até no paisagismo. Aprecia o frio.

 

* Poder Germinativo: De acordo com ensaios realizados por laboratórios credenciados pelo MAPA.

Dados comparativos entre as espécies de Eucalipto

Comprar no Varejo