Fosway

Alta Resistência para suas plantas.

 
FOSWAY é o nome comercial adotado pela TECNUTRI para designar o Fosfito de Potássio.

 
Os Fosfitos são uma excelente fonte de fósforo para as plantas, foram testados em 1983 pela primeira vez como fungicidas na Austrália, com ótimos resultados obtidos na podridão de raiz do Abacate causado pela Phytophora cinamommi, foram testados contra as diferentes espéciaes desse fungo com resultados semelhantes, destacando-se a Gomose do citros, cancro das maças, podridão do caule do pimentão, míldio da videira e outros.
O íon fosfito possui efeito antifúngido por induzir a planta à formação de fitoalexinas, substâncias naturais de autodefesa, fortalecendo assim as plantas frente a doenças provocadas por diferentes fungos.
Baseados nesses resultados os fosfitos são amplamente utilizados na Austrália, África do Sul, Espanha, Estados Unidos, Israel e outros países.
Os fosfitos possuem um átomo de oxigênio a menos que os fosfatos, e por esse motivo, apresentam alto grau de solubilidade e mobilidade. Essa característica confere aos fosfitos a vantagem de serem absorvidos e deslocados rapidamente através das membranas das plantas, na folhagem e no sistema radicular, sendo absorvido na sua maioria 3 horas após a aplicação.
O FOSWAY tem um sistema bidirecional, isto é, aplicado nas raízes é absorvido e translocado para parte aérea e, quando aplicado na parte aérea das plantas é transportado até as raízes.
Por ter uma excelente ação sistêmica, FOSWAY é absorvido rapidamente pelas raízes, troncos, caules, ramos, folhas e frutos novos. Esta característica permite a aplicação de diferentes formas: pulverização foliar, pincelamento, imersão de mudas e irrigação. Uma vez dentro da planta, além de fornecer Fósforo e Potássio como nutriente, se aloca nas partes jovens da planta (raízes, gemas, apicais, ponteiros, etc) provocando:

 

- Aumento o pegamento de flores
- Aumento do sistema radicular
- Acelera o crescimento da planta
- Melhora o aproveitamento da planta (água, nutrientes, etc)
- Supre as deficiências de P (fósforo) e K (potássio)
- Melhora a qualidade dos frutos e flores
- Aumenta a resistência às variações climáticas
- Aumento da produção de fitolexinas (compostos de resistência da planta, enzimas de auto-defesa)
- Aumento resistência da planta

 

Aplicações indicadas nos estágios vegetativos: floração, brotação, formação e maturação de frutos  e também nos períodos de recuperação de plantas com estresse hídrico.

Comprar no Varejo