Açaí - Euterpe Oleracea

Nomes Populares
Açaí, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, piná, uaçaí, açaí-do-pará, juçara (MA).

Características Morfológicas
Altura de 20-25m, com tronco multíplo (entouceirada), de 15-25cm de diâmetro; uma touceira chega a ter até 25 plantas. Folhas em número de 10-12 contemporâneas, de 2m de comprimento. Espádice (cacho) em número de 3-8 por planta.

Ocorrência
Ocorre desde a região amazônica até a Bahia, na floresta pluvial de lugares úmidos.

Madeira
Moderadamente pesada, mole, racha com facilidade,de baixa durabilidade em ambientes externos.

Fenologia
Floresce durante quase o ano inteiro, porém predominando nos meses de setembro-janeiro. A maturação de seus frutos, em conseqüência, verifica-se também durante a maior parte do ano, com maior intensidade, entretanto, nos meses de julho-dezembro.

Utilidade
A madeira é utilizada apenas localmente para construções rústicas, caibros, barrotes, ripas, etc. Os frutos são muito apreciados pelas populações amazônicas para o fabrico de "vinho de açaí" que é um complemente básico na alimentação das classes populares. A cabeça ou "palmito" é também muito apreciado, porém utilizado principalmente pela indústria de conservas. Os frutos são também avidamente consumidos por várias espécies de pássaros. É palmeira altamente ornamental, e muito utilizada em paisagismo na região norte do país.

Previsão para Blumenau e região

Hoje
21°C

Previsão para Blumenau e região

Amanhã
9/21°C

Guia Florestal

Copyright © 2012 - Bentec Comercial - Área Local